quarta-feira, janeiro 12, 2005

Sugestão

Este país precisa rapidamente de aumentar as exportações.
É um imperativo de saúde económica e financeira, de sustentabilidade a prazo.

Arrisco acrescentar que o primeiro produto a exportar, o foco da nossa atenção no momento, devia ser (sem demagogia!), a inteira classe política.Acho até que daria para um contentor de 40 pés. De gente de provas dadas.
Por atacado, talvez conseguíssemos um bom frete e um bom negócio, uma troca por 2 ou 3 alemães ou, quiçá, suecos.

De seguida, havia que empacotar os restantes portugueses que geram estas elites e que depois se permitem ser governados assim, sem altercações de maior ou revoluções de veludo ou outras.

Finalmente, conviria colocar no correio os comentadores e bloguitas que se passam a vida a lamuriar e a criticar, sentados no traseiro.
Eu, já comprei o meu selo.

Uma apresentação de grande interesse, oscilando entre a ideia do luso-tropicalismo e o imaginário rico de Amílcar Cabral, nas Conferências do ISNG...

... dedicadas ao tema "Opções Estratégicas de portugal no Novo Contexto Mundial". Um intelectual a seguir, a ler e a reler.

José Carlos Gaspar Venâncio (1954)
Professor Associado
mailto:j-venancio@ubivms.ubi.pt
telef: 075.319640 (directo) telef: 075.319600 - ext 3840
Habilitações:
Licenciatura em História (Lisboa, 1978) Doutoramento em Ciências Sociais (Mainz, Alemanha, 1984)
Empregos anteriores:
Leitor de Português, Universidade de Heidelberg (Alemanha)
Disciplinas leccionadas
Na licenciatura de Sociologia:
Sociologia política; Sociologia Africana
No mestrado de Sociologia:
Sociologia política; Gestão de projectos culturais.
Investigação actual
"A literatura angolana. Formação e legalidade. Um estudo de antropologia e sociologia da literatura". (obra colectiva; cocoordenação).
Áreas de interesse
Sociologia política; sociologia da literatura; sociologia histórica.
Publicações Recentes
"Periferia e criatividade artística. O difícil percurso de três artistas plásticos em Cabo Verde: Manuel Figueira, Bela Duarte e Luísa Queirós", Anais Universitários 1996. "A economia de Luanda e hinterland no século XVIII ; Um estudo de sociologia histórica". Ed. Estampa. 1996. Colonialismo, Antropologia e Lusofonias. Lisboa: Vega. 1997. (Org.) "O desafio africano". Lisboa: Vega. 1997. "António de Oliveira de Cadornega: Protagonista de uma viagem sem retorno", Cadernos Históricos 8: 71-84-1997
"The Region as a Reference for Artistic Creativity: the Importance of Regional Identity for the Distinctiveness of the Lusophone literatures", in Fredrik Engelstad et al. (Orgs.), Comparative Social Research. Regional Cultures, vol. 17, Stanford/Connecticut/Londres: Jai Press Inc., 1998: 177-197.
"Etnicidade e nacionalidade na África de língua portuguesa; algumas referências sobre a situação pós-colonial", in Victor Pereira Da ROSA e Susan CASTILHO (Orgs.), Pós-colonialismo e identidade, Porto: Ed. Da Univ. Fernando Pessoa 1998: 79-86.

Comunicações recentes:
"A ideia de região e a autonomização das literaturas lusófonas", CES / Universidade de Coimbra. 13-4-1996
"Etnicidade e nacionalidade na África de língua portuguesa". Universidade Fernando Pessoa, Porto. 12-6-1996.
"Mestiços em África: Mediadores culturais naturais". Centro de Estudos Gil Eanes, Lagos. 10-10-1997.
Seminário/Workshop «Identidades, Poderes e Etnicidades na História da África Austral», realizado pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, 8 e 9 de Maio de 1998.
. "Novas democracias e facto cultural na África de língua portuguesa. Especial referência para a situações cabo-verdiana e angolana".- Comunicação proferida num seminário organizado pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, no dia 8 de Maio.
- "Etnias, etnicidades e modelos europeus de integração social", no seminário As relações intercomunitárias. Imigrantes e minorias étnicas, que teve lugar na Escola Superior de Polícia (Lisboa), 13 e 14 de Maio. 1998
Globalização e facto literário no Terceiro Mundo", nas Jornadas de África que tiveram lugar na Universidade Nova de Lisboa, entre 25 e 27 de Maio 1998, a propósito das comemorações do Dia de África.
Cargos administrativos
Pró-reitor da Universidade da Beira Interior; Membro do Senado da Universidade da Beira Interior.
Associações Profissionais das quais é socio
Associação Internacional de Sociologia Associação Portuguesa de Antropologia Associação Angolana de Antropólogos e Sociólogos Sociedade de Geografia de Lisboa.
Título da tese de doutoramento:
"Okonomie Luandas und des Hinterlands im 18. Jahrhundert. Eine historisch-ethnologische Studie."

segunda-feira, janeiro 10, 2005