sábado, setembro 12, 2009

Lisboa linha de eléctrico 28

Veio de uma colectânea de viagens oferecida por uma amiga. É a primeira, por ser a mais próxima. Critério, critério, critério.
A primeira de uma série de caminhos a percorrer. Passa por aqui, pela minha casa. E o som entra pelas janelas.
Os veículos são de madeira, amarelos e apitam muito. Vão dos Prazeres da morte aos prazeres do Martim Moniz, onde, diga-se se pode comer um excelente caril no centro comercial com o mesmo nome. Graça, Mouraria, Alfama, Baixa, Bairro Alto, São Bento, Campo de Ourique. A subir e a descer. Uma Lisboa que eu adoro, cheia de sol e vida. Espaço vital para mim e para muitas pessoas.
Falta-nos, segundo o nosso critério rígido, fazer o percurso Martim Moniz- Prazeres - Poço dos Negros. Tomar o pequeno-almoço na Brasileira. Há quem fale, sem medo, de uma fotografia com a estátua de bronze do poeta. Voltar à Basílica e aos jardins da Estrela. E descobrir o cemitério inglês. E Henry Fielding. E voltar ao antigo castelo do governador mouro. E aos tesouros da Gulbenkian. É o plano que tenho com o meu irmão que, segunda-feira, talvez comece um curso de Mandarim. Podia ser outro plano qualquer.

domingo, setembro 06, 2009

acção e significado

vou atribuir significado a uma acção: no Domingo passado visitei o presépio de Machado de Castro na Basílica da Estrela; uma moeda de 50 cêntimos acende a luz por 2 minutos; uma moeda de 1€ acende a luz por 4 minutos

teatro e ideias fixas

uma das principais ideias que me atraem no teatro é ele tornar ridículas as ideias fixas;

atracção e repulsa

um bébé quer um objecto e chora para o obter » depois sente repulsa e deita-o fora; depois quer o objecto outra vez e chora; depois deita fora... [talvez só uma vez; talvez não]; há uma atracção pelos outros e uma repulsa pelos outros; complementa-se com uma atracção por nós e uma repulsa por nós.